domingo, 18 de novembro de 2012

Descrevendo sobre o Projeto 'Histórias Aromas e Sabores"

 O Projeto de minha autoria “Histórias Aromas e Sabores” com a nomenclatura (H. A. S). não se concretiza apenas em situações de ensino/aprendizagem, envolve também outros tipos de práticas sociais extraescolares.
Em uma breve explanação, o Projeto H.A. S surgiu a partir da compreensão de que o mundo da leitura e da escrita não acontece desvinculado de outras práticas sociais E, por outro lado, da necessidade de fazer conexão com estes universos por meio de narrativas orais que têm na perspectiva da linguagem seu objeto de pesquisa analisado sob diferentes prismas. 
Destaco a significativa experiência que vivencio como professora regente de sala de aula, como contadora de história e como pessoa humana. Exploro a contação de história como processo dinamizador e difusor da leitura e da escrita por meio da oralidade, como importante instrumento no desenvolvimento cognitivo, social e cultural.
 O Projeto surgiu em julho de 2010 quando atuava na Biblioteca Pública Municipal “Juscelino Kubitscheck”, em Uberlândia, Minas Gerais, onde ministrava oficinas pedagógicas. A instituição disponibiliza um curso para formação de contadores de histórias: Núcleo dos contadores de historias “Cirandando” do qual eu fazia parte.
Na biblioteca já existe contadores de histórias, mas percebi a necessidade em ampliar este universo, fazer o resgate por meio da oralidade, as memórias, as vivências de ouvir e contar histórias, contos antigos, histórias esquecidas em fundos de baús, e pela preocupação da ausência em se explorar o universo da contação de história como suporte primordial no processo de fomento à leitura e escrita por meio da oralidade nas escolas; outra questão instigante está em percebermos o contador de histórias como um elo importante no processo de ensino/aprendizagem parte integrante do universo da literatura e componente essencial de valorização aos bens culturais.
Escrevi o Projeto H.A.S apresentei a minhas coordenadoras que me incentivaram muito, sou muito grata as minhas companheiras e incentivadoras Márcia Gonçalves e Denise Carvalho, que deu o pontapé inicial de tudo. Desde então, venho desenvolvendo esse projeto por onde quer que eu atue.
Atualmente moro em Osasco e leciono em Barueri e Carapicuiba. 
O projeto conta com um música de minha autoria que canto no inicio  e no final das apresentações.
Começa assim:
"Essa é uma história que eu vou contar pra vocês, me conta que  eu te conto, era uma vez...
Histórias tão divertidas , histórias cheias de amor, histórias coloridas cheias de Aroma e Sabor.
assim, assim, assim já vai começar, assim, assim, assssimmmmmm já vai começar......
Era uma vez.... era uma vez... 
No final  encerro com a mesma música só finalizo. Assim, assim... assim.. já terminouuuuu.

Utilizo figurino, cenário, banner, tapete em sua maioria todos feitos por mim, o Projeto tem uma estreita relação com as questões do meio ambiente por isso os materiais utilizados são todos reciclados e materiais alternativos, sendo assim trabalho a contação de história e também questões do meio ambiente.
Estou postando algumas fotos dos fantoches, figurino etc, feito com estes materiais reciclados.
Cenário feito de caixa de fogão com três lados diferentes, que se torna três cenários em um só, baú de caixa de papelão 

Cortininha de fuxicos grandes, camaleão de feltro e sianinha, boneca de luvas de limpeza, e a outra parte do mesmo cenário que está na foto acima.
Terceira parte do cenário,  e eu trajando um dos meus figurinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário